giorgio-trovato-BRl69uNXr7g-unsplash.jpg

Investimentos para Startups

Saiba como Sérgio Muritiba pode ajudar a sua empresa a crescer através de investimentos e conexões

Sergio Muritiba

De acordo com uma matéria da Época NEGÓCIOS baseado em uma pesquisa feita pela Distrito, foram investidos quase US$ 9,8 bilhões em startups brasileiras. Comparando com o ano de 2020, que foram investidos US$ 3,6 bilhões, houve um aumento de mais de 200%.

 

Apesar desses números serem bem atrativos, devido aos seus enormes valores, são a minoria das Startups que conseguem esse sucesso no mercado. Infelizmente, muitas ainda são esquecidas ou vão à falência nos primeiros anos de vida.

Mas por que algumas possuem esse sucesso estrondoso e outras não?

A maioria dos empreendedores perdem a chance de receber investimentos por não conhecerem as regras do jogo.

Sérgio Muritiba, com mais de 20 anos de atuação com grandes empresas, membro de Grupo de Trabalho (GT) da B3, conselheiro de Startups, já viu negócios muito bons com empreendedores incríveis perderem investimentos por não conseguirem demonstrar os pontos certos que já tem ou deixar de fazer ajustes no negócio, na grande maiorias das vezes, simples. 

No final eles tinham muito mais do que mostravam.

Devido ao GT na B3, onde se via empresas muito grandes e preparadas conseguindo dar os próximos passos, o Sérgio Muritiba decidiu iniciar um trabalho focado em Startups. E através de entrevistas e análises com os fundadores de grandes fundos e conversas com empreendedores de Startups, foram mapeadas as competências  que o empreendedor e a sua Startup precisam desenvolver para atrair investidores ou dar os próximos passos.

Desse modo, hoje Sérgio Muritiba está aberto a avaliar empresas promissoras, com base nos trabalhos feitos por ele, para ajudá-las a crescer e fazer a conexão com outros investidores parceiros.

Quem é Sérgio Muritiba?

Sergio.jpg

​​Sérgio Muritiba é investidor e conselheiro de Startups e possui 20 anos de atuação com grandes empresas. É membro de Grupos de Trabalho e projetos de pesquisa aplicada na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão, antiga BM&FBovespa) e no IBGC.

É pós-doutor pela Columbia Business School (EUA), uma das 10 melhores escolas de negócios do mundo. Doutor, Mestre e Bacharel em Administração pela USP. Visiting scholar na Virginia Tech University (EUA). Editor-chefe da Revista de Governança Corporativa (RGC).

No ecossistema de startups e investimentos​​

Além de investidor e conselheiro, Sérgio é especializado em preparar empresas para conseguirem investimentos e fazer uma ponte mais qualificada com investidores parceiros, atua há mais de 20 anos no apoio a grandes empresas e agora atua também, com a mesma motivação, em startups em fases avançadas de tração e posterior, além de Scale-ups.

Trabalha em projetos ligados à Governança Corporativa, Estratégia e Vendas/Marketing, com destaque para participação ativa com a B3, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e muitas outras empresas e associações. Ajudou a viabilizar muitos projetos que permitiram novos negócios abrirem capital.

Orienta e ajuda empresas a superarem os desafios para conseguirem investimento, como: crescimento de vendas; análises financeiras; criação e atualização dos indicadores necessários (KPI); contratação e gestão de pessoas; aperfeiçoamento do modelo de negócios; e escalabilidade.

Confia em sua vasta rede de relacionamentos para alavancar a atuação das empresas e aproximar de investidores chaves e negócios potenciais.