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Tudo o que desenvolvemos é baseado na Teoria do Triângulo GEPRA

Mas do que se trata? Após 20 anos de pesquisa, identificamos que o sucesso de uma empresa depende de três dimensões principais: pessoa, família e empresa. Ou seja, o sucesso de um negócio não depende somente das ações voltadas para a empresa. O desenvolvimento do proprietário e a gestão familiar são igualmente importantes. Cada dimensão representa uma ponta do triângulo GEPRA.

Entre as três dimensões principais temos 12 competências que podem ser desenvolvidas. Fique tranquilo, você não precisa ser expert em cada uma dessas competências, mas a harmonia e equilíbrio entre elas é fundamental para dar base e impulsionar a sua empresa.

Em cada momento da sua vida, algumas necessidades vão ser maiores que outras. Pode ser que hoje, gestão financeira seja seu maior problema. Mas, amanhã, outras competências podem se tornar mais importante. Por isso, é preciso que você entenda as competências e consiga identificar quais você deve priorizar no momento, assim você pode montar um plano de desenvolvimento e definir suas metas! Abaixo iremos explicar cada dimensão e suas competências.

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Dimensão

PESSOA

Você sabia que um plano de carreira também é importante para um proprietário de empresa?

 

Isto é um dos tópicos que podem ser tratados nesta dimensão. Trata-se do desenvolvimento do proprietário de empresa. Trabalhar o autoconhecimento é muito importante para que você consiga identificar no que você é bom, quais as suas motivações, quais atividades você precisa delegar, entre outras características ligadas ao que você realmente quer para o seu futuro. Afinal, quando você identifica suas habilidades e motivações, fica muito mais fácil montar um plano de ação eficiente.

1) Autoconhecimento

2) Ferramentas individuais

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Dimensão

FAMÍLIA

Vamos imaginar a seguinte situação: você estava precisando contratar um funcionário para cuidar do marketing da sua empresa e acabou contratando o seu sobrinho recém-graduado em mídias sociais. Mas, ele falta no trabalho constantemente e você não tem coragem de demiti-lo por medo de gerar desconforto com a família. Como lidar com isso?

Essa é uma das possíveis questões que podem surgir na relação entre família e empresa. O envolvimento da família na sua empresa deve ser definido com pilares claros para que todos saibam qual o seu papel e os limites. Ou seja, é como se existisse uma linha imaginária que deve dividir a sua casa da sua empresa.

Além disso, suas relações familiares, mesmo fora da empresa, afetam também seu bem-estar e como sua empresa prospera. Saber como lidar, como interagir, aproveitar oportunidades e se preparar para emergências de familiares que não trabalham diretamente na empresa, mas cujos relacionamos a afetam, pode evitar impactos negativos na sua vida pessoal e profissional.

Com isso, temos as competências trabalhadas aqui são:

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Dimensão

EMPRESA

Nesta dimensão, passamos pelos pontos cruciais que todos os proprietários devem desenvolver para gerir a empresa da melhor forma. Para que você entenda melhor do que estamos falando, vamos explicar um pouco cada competência desta dimensão:

1) Família dentro da empresa

2) Família fora da empresa

1) Governança corporativa

 

O proprietário está envolvido em todos os processos da empresa. Mas você sabe como procurar apoio? Como gerir os seus próprios interesses e dos seus sócios? É disso que a Governança corporativa trata. Trata-se de você saber como conciliar de forma saudável as relações entre as partes interessadas do negócio.

2) Estratégia

 

 Existem muitas teorias complexas de como você deve criar uma estratégia para a sua empresa, mas o processo não deve ser algo difícil. O proprietário deve ser capaz de desenvolver uma estratégia eficiente para os seus negócios através da identificação precisa dos objetivos, avaliação da estratégia e adaptação constante. Você tem os objetivos da sua empresa definidos?

3) Finanças

 

As decisões financeiras impactam diretamente o funcionamento da empresa. O proprietário precisa saber qual a real situação financeira da sua empresa para que possa criar planos financeiros mais sólidos. Você sabe como deve investir o dinheiro da empresa? Como criar um plano orçamentário? Talvez essa seja uma competência que você precisa dar mais atenção.

4) Marketing

 

Não adianta criar um super produto, se você não tiver boas estratégias de marketing para vendê-lo. Você precisa saber qual o espaço que a sua empresa ocupa no mercado, quais públicos quer atingir, quais seus concorrentes principais e o mais importante: como articular isso em eficientes estratégias para a empresa.

5) Gestão de pessoas:

 Embora o proprietário seja uma figura importante na empresa, dificilmente ele faz tudo sozinho. Mas você sabe como criar condições para que a sua equipe fique satisfeita e tenha um melhor desempenho no trabalho? Isso é algo fundamental para motivar e atrair os melhores profissionais dentro das suas condições. Afinal, uma empresa é feita essencialmente de pessoas.

6) Produção/operação

 

Este é um ponto chave em qualquer negócio. Saber como otimizar e tornar o processo de produção do seu produto ou funcionamento do seu serviço é crucial para diminuir os custos de produção. Além disso, quanto mais transparente e preciso for o relacionamento da empresa com o cliente, maior a probabilidade de retorno do cliente.

7) inovação e tecnologia da informação

 Embora pareça algo que somente grandes empresas fazem, pensar em como inserir novas tecnologias na empresa é algo que todos os devem fazer. É preciso que saber identificar o que pode ser implementado, se compensa, qual o retorno, como conseguir implementar inovações que podem facilitar seu trabalho e também diferenciar o seu produto dos concorrentes. Você sabe quais as inovações podem ser compradas por você?

8) Ferramentas administrativas

 

Existem diversas ferramentas gestão que podem alavancar a sua empresa. Mas isso vai além de usar software de gestão de projetos, por exemplo. Trata-se também da capacidade de negociação do proprietário, como montar a estrutura organizacional da sua equipe, entre outras características.

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Dimensão

CENTRAL

Ufa! Quantas coisas você precisa desenvolver para o sucesso do seu negócio, não é? Mas queremos que saiba que embora explicamos as competências separadamente, na prática elas se interligam.

Portanto, retornamos para o ponto do autodesenvolvimento constante. Quanto mais você se desenvolve, maior a sua capacidade de tomar decisões acertadas no seu negócio. Mas não se esqueça você não precisa ter TODAS as competências a TODO tempo! Existem PRIORIDADES. Para algumas pessoas, pode ser mais importante a gestão das pessoas no momento, e para outras, é o marketing, ou ainda resolver os conflitos familiares...

Ficou em dúvida em qual dessas competências devem ser sua prioridade nesse momento?

RESPONDA AS PERGUNTAS DO QUESTIONÁRIO ABAIXO E DEFINA SUAS PRÓXIMAS METAS!

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